Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

AkzoNobel chegou a Itajaí no início da madrugada de hoje trazendo a única brasileira na prova

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação.
Torben e Martina.
Torben e Martina.

Quinta, 5/4/2018 7:03.

A equipe holandesa AkzoNobel chegou a Itajaí por volta de 1h30 desta quinta-feira, completando o pódio da 7ª etapa da Volvo Ocean Race, trazendo a bordo a única brasileira que participa da prova, Martina Grael.

Martina é medalhista olímpica e foi recebida por seu pai Torben, também medalhista olímpico (ele tem cinco medalhas) e vencedor geral da Volvo Ocean Race em 2008/2009 comandando a equipe sueca Ericson 4.

A expectativa era que o AkzoNobel chegasse hoje pela manhã, mas pegou bons ventos no litoral catarinense e antecipou a passagem pela linha de chegada.

Por volta das 7h de hoje dois barcos ainda navegavam para Itajaí. O Turn The Tide on Plastic estava a 336 milhas, na altura da Lagoa dos Patos e o Mapfre a 601 milhas, ao largo do estuário do Rio da Prata.

O Sun Hung Kai/Scallywag e o Vestas 11th Hour Racing estão fora da etapa, organizando a logística para trazer os veleiros de navio e retomar sua participação na regata na perna que larga de Itajaí dia 22 com destino a Newport, Estados Unidos.

Confira abaixo a programação da semana:

Quinta-Feira (5/4)
- 19h – Cerimônia de abertura oficial da Vila da Regata
- 19h30min às 21h – Louise Lucena e banda no Palco Principal
- 21h30min à 0h - João Coiote no Palco Principal

Sexta-Feira (6/4)
- Das 14h às 18h - "Encontro De Jovens Pelos Oceanos". Local: Auditório Da Vila Da Regata
- 19h – Espetáculo: "Mulheres que acordam despencadas" com atriz Elizabeth Savalla na Vila da Regata
- 19h30min às 21h - Alessandra Cipriane Trio Acústico no Palco Principal
- 21h30min à 0h - Carol Hends no Palco Principal

Sábado (7/4)
- 12h30min às 14h30min - Mari Monteiro & Banda6 no Palco Principal
- 15h às 17h - Ricardo Pauletti Trio no Palco Principal
- 16h às 17h - Union Dance Company no Palco Pódium
- 19h – Espetáculo: "Mulheres que acordam despencadas" com atriz Elizabeth Savalla na Vila da Regata
- 19h30min às 21h - Bateria Pura Kdência no Palco Principal
- 21h30min à 0h - Grupo Desafio no Palco Principal

Domingo (8/4)
- 12h30min às 14h30min - Susi Brito E Banda No Palco Principal
- 15h às 17h - Fábio Campos Trio No Palco Principal
- 16h às 17h - CIA de Dança Eduxi No Palco Premium
- 19h30min às 21h - Srta. V Forró Catarina No Palco Principal
- 21h30min à 0h - Sambatop No Palco Principal

AS ATRAÇÕES DA VILA DA REGATA
(Martha Kienast-divulgação)

Gastronomia: mais de 40 pratos serão produzidos por oito restaurantes que irão oferecer o melhor da comida regional e internacional. A Volvo Ocean Race contará com opções diversas da cozinha brasileira, norte-americana, asiática, lanches, entre outros. Também contará com o cardápio Marejada que irá oferecer pratos típicos da tradicional festa itajaiense como sardinha na brasa, bolinho de bacalhau, entre outros. A bebida também ganhará um toque especial. No Brasil a Volvo Ocean Race contará com chope Eisenbahn, marca que nasceu em Santa Catarina. O objetivo é apresentar produções regionais para os participantes de todo o mundo.

Entretenimento: a programação contará com uma diversidade cultural de ritmos e estilos. Ao todo, mais de 50 atrações musicais, teatrais, de dança e folclore irão animar os frequentadores da Vila da Regata. Um palco será montado na área gastronômica e outro espaço chamado de “Arrival Stage” será montado ao lado da área marítima, próximo à recepção dos velejadores.

Sustentabilidade: o cuidado com os oceanos será o grande tema da Volvo Ocean Race. Entre as principais ações está a experiência proposta pela ONU Meio Ambiente com a campanha global “Clean Seas: Turn the Tide on Plastic”, em português: “Mares limpos: o mar não está para plástico”, participação do veleiro de mesmo nome que recolhe os lixos marinhos na competição; visita e apresentação do Veleiro Eco, um dos primeiros do Brasil desenvolvido para expedições e pesquisas oceanográficas, entre outros.

Sustentabilidade (2): a proposta é fazer da Volvo Ocean Race um evento sem utensílios plásticos. Os copos serão reutilizáveis e os participantes serão convidados a deixar o valor caução de R$ 5 para retirada do material. Ao final do período aproveitado na Vila da Regata, a pessoa pode ficar com o copo ou devolver e pegar o dinheiro de volta. Os pratos dos restaurantes também serão sustentáveis e contarão com materiais biodegradáveis que se decompõem em menos de 30 dias, diferente dos plásticos que levam 200 anos para desaparecer do planeta;

Educação: de acordo com o grande foco do evento, as ações educacionais serão voltadas para os cuidados com o meio ambiente. Além das apresentações teatrais nas escolas que contemplam no total 30 mil crianças, a Volvo Ocean Race Itajaí promoverá ações dentro do Itajaí Stopover como, por exemplo, oficinas de sustentabilidade em que as crianças poderão transformar e dar reuso a materiais. Através das visitas guiadas, mais de 7 mil estudantes participarão das estações educacionais que utilizarão tecnologia e práticas interativas como o “O Globo”, o “Planetário”, e o “Pavilhão Dongfeng” e a “Zona de Exploração do Time Vestas”, “Turn the Tide on Plastics Team Base”, entre outros.

Feiras: grande oportunidade para movimentar a economia nacional, a Volvo Ocean Race Itajaí contará com uma feira multissetorial que terá 5 mil metros quadrados dentro do piso térreo do Centreventos de Itajaí. O World Business Show contará com 10 expositores da área de construção civil e cerca de 20 com foco no comércio em geral. Outro grande destaque, em paralelo ao World Business Show, será a feira náutica, que irá apresentar as novidades e lançamentos do setor, que está entre os destaques da região, uma vez que Itajaí configura como um dos maiores polos náuticos do Brasil.

Piso Superior: o mezanino do Centreventos Itajaí contará com a Feira do Artesanato com exposição e venda de produtos confeccionados por artistas locais. O local abrigará ainda a Fundação Municipal do Meio Ambiente, estande do Veleiro Eco, Fundação Municipal de Esportes e Marcílio Dias, Itajaí Shopping, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, entre outros.

Área Vip: localizada na área lateral da Vila da Regata, próximo ao Rio Itajaí-Açu, contará com atrativos diferenciados e design moderno. Possuirá um piso elevado onde serão realizadas festas e encontros promovidos pela parceria com casas noturnas da região. A área terá ainda um restaurante exclusivo que oferecerá o melhor da gastronomia a todos os frequentadores da Volvo Ocean Race Itajaí.

Campanha ‘Itajaí, o polo náutico do Brasil’: O mar que você olha é outro depois que você pisca. Uma cidade também muda com o tempo. É capaz de transformar localização em atração turística e fazer potencial virar realidade, com trabalho, força e carinho. Assim é Itajaí, uma cidade que não mudou em um piscar de olhos, mas sim olhando para o futuro, um futuro que já chegou trazendo orgulho para quem é daqui. Uma cidade que navega com a mesma coragem de quem vem pra cá. Itajaí tem um dos maiores PIBs de Santa Catarina, é líder brasileiro em pesca industrial, é o segundo porto do país em movimentação de contêineres e a única parada na América Latina da maior regata à vela de volta ao mundo.

Impacto econômico: a previsão do comitê Itajaí Stopover é que a Volvo Ocean Race atraia cerca de 400 mil pessoas para a região com expectativa de que 40 mil delas se desloquem de outros estados e cerca de 5 mil de outros países. Segundo estimativa, o impacto econômico deve ser superior a R$ 82 milhões, com geração de 2 mil empregos diretos e movimente mais de 50 setores. Todo fluxo englobará a cadeia econômica como um todo, como comércios, transporte e turismo local.
Horários: a Volvo Ocean Race Itajaí abrirá de segunda-feira a sexta-feira das 12h à meia noite. Aos fins de semana os portões abrirão a partir das 10h. A entrada será gratuita durante todos os dias do evento.

Patrocinadores: Ambiental, Bradesco, Eisenbahn, Fort Atacadista, Gomes da Costa, Havan, Itajaí Shopping, Multilog e Univali.

PONTUAÇÃO GERAL


(Fotos Rafael Weiss) 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Cidade

Prefeito manda construir viaduto em cruzamento com túnel da rua 3100


Policia

Prefeito Fabrício Oliveira disse que não irá cumprir a recomendação


Seu Dinheiro

Programa de parcelamento de dívidas inicia dia 2 de maio  


Esportes

Ela tinha vencido, mas foi desclassificada pela arbitragem


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade