Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Com números expressivos, Salah aparece entre melhores do mundo

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação Liverpool FC.

Quarta, 11/4/2018 8:51.

JOSÉ EDGAR DE MATOS
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O atacante egípcio Mohamed Salah é um dos principais nomes do futebol mundial atualmente. Sem a fama, o prestígio e as conquistas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o atleta do Liverpool tem batido de frente com os dois gênios do esporte mais popular do planeta.

São 39 gols em 45 jogos na temporada e um poder de decisão digno dos grandes -foi dele, por exemplo, o gol que praticamente decidiu o duelo contra o Manchester City pelas quartas de final da Liga dos Campeões na terça-feira (10).

Mas o tento que praticamente definiu a eliminatória -o Liverpool ainda saiu do Etihad Stadium vitorioso após Roberto Firmino assegurar a virada por 2 a 1– não é o único feito representativo de Salah nesta temporada.

Seja por seu clube ou pela seleção, o Egito, o atacante tem nesta temporada números dignos dos melhores do mundo. Pelo Liverpool, não é difícil imaginar que Salah encerre a liga nacional mais badalada da Europa como artilheiro.

Restam apenas cinco partidas para o Liverpool completar a participação no Campeonato Inglês, e o egípcio possui cinco gols de vantagem em relação ao segundo no quesito: 29 contra 24 de Harry Kane, do Tottenham.

Só nos últimos dois duelos que atuou pela liga, o camisa 11 anotou cinco gols. Apesar da artilharia no Inglês, Salah deve ficar sem o título. O Liverpool ocupa apenas a terceira colocação, com 17 pontos de desvantagem em relação ao virtual campeão City.

Porém, na Liga dos Campeões, a equipe da terra dos Beatles segue viva e com participação fundamental do egípcio. São oito gols -três deles na fase mata-mata- e duas assistências.

Se o presente exalta Salah, o futuro pode seriamente colocá-lo como destaque definitivo da temporada. O Liverpool é o time inglês com maior tradição a nível europeu, mas não levanta o troféu da Liga dos Campeões desde 2005.

Depois de derrubar o Manchester City, pensar em título não é algo injusto. Afinal, o Liverpool detém o ataque mais eficiente (33 gols) e é o único invicto na competição até aqui.

COPA DO MUNDO

Pela seleção egípcia, Salah também soma bons números e é decisivo. O Egito não se classificava para uma Copa do Mundo desde 1990, na Itália, e a vaga para o Mundial da Rússia veio com o atacante do Liverpool assumindo um papel heroico: foi dele o gol responsável pela classificação.

Em 8 de outubro, Salah atingiu um nível de idolatria raro em seu país. As imagens dele sendo carregado pelo público apenas antecipariam uma situação ainda mais peculiar.

O jogador recebeu milhares de votos para a presidência nas recentes eleições do país: cédulas foram rasuradas e preenchidas com o nome de Salah, também em protesto contra o atual presidente, o ex-general Abdel Fattah al-Sisi.

Principal estrela do país, Salah pode atingir outro patamar na Copa. Mesmo sem figurar como uma equipe de destaque, o Egito pode ir longe na competição, já que deu sorte no sorteio de grupos.

Na primeira fase, o craque do Liverpool terá pela frente o tradicional Uruguai, o país-sede Rússia -que não assusta ninguém, pelo contrário- e a Arábia Saudita, candidata a pior time da competição. Dá para sonhar com pelo menos um lugar nas oitavas de final. 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Cidade

Conselho da Cidade e Câmara de Vereadores não votam mais em casos desse tipo 


Saúde

Dia D será 12 de maio, um sábado, com mais postos de vacinação abertos 


Geral

Prefeitura adotou novas regras em alguns setores. São esperadas 160 mil pessoas.


Seu Dinheiro

Metade não entregou. Esta é a última semana 


Publicidade


Empregos


Saúde

Vereadora aponta defasagens de quase 90% nos salários oferecidos


Política

Um sai do Esporte para a Câmara e o outro sai da Câmara para o Esporte 


Tecnologia

Beacon vem sendo implantado pela Costa Verde & Mar


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade